Os 11 erros (evitáveis) que levam as franquias à falência

 

1- Expectativa fora da realidade

Lucro rápido, grande e com risco pequeno; no mundo dos negócios, isso simplesmente não existe.
“Gerenciar a expectativa na hora de transformar a sua marca em franquia é um excelente primeiro passo nesse processo, calculando o tempo ideal para a expansão na cidade e consequentemente numa região”. Depois, é preciso fazer um planejamento detalhado do mercado e encontrar a melhor estratégia de lançamento. “Como você vai estar começando, não se esqueça de que é preciso chamar a atenção do franqueado com propostas interessantes e que façam sentido para todos os envolvidos.”

 

2- Problemas no relacionamento com franqueados

A comunicação é a porta de entrada para todo bom negócio. “No caso de franquias, para que o negócio siga o melhor caminho possível, a comunicação entre franqueador e franqueado temque ser clara, objetiva e principalmente, constante”, explica Fugice. A falta de eficiência no diálogo entre ambos pode ameaçar o sucesso do negócio. Um grande exemplo é o sentimento de falta de liberdade por parte do franqueado. É importante que o franqueador consiga estabelecer um bom diálogo com o franqueado e, assim tentar solucionar o problema da melhor forma.

 

3- Erro no planejamento

O primeiro passo para ter sucesso em uma expansão por franquias é realizar um excelente planejamento. O franqueador precisa ter claro quantas unidades pretende abrir, em que locais e em quanto tempo deseja que tudo esteja realizado, sendo que a precipitação é um dos grandes empecilhos no momento de planejar. “Muitos franqueadores, no momento em que recebem solicitações de franqueados interessados em representar sua marca, sentem medo de perder a oportunidade de expandir o negócio e deixar de ganhar dinheiro”, afirma. Num momento desses, o melhor a fazer é pedir que os franqueados esperem até que o melhor planejamento possível esteja concluído.


4- Perda do padrão e da qualidade

É importantíssimo que o franqueador esteja preocupado sempre com o padrão de sua empresa, afinal é com ele que se consegue estabelecer normas entre os franqueados. Se alguém se interessa por sua franquia, terá que seguir regras e padrões que serão estipuladas pelo franqueador. É dessa forma que o dono da marca adquire um dos principais fatores buscados por uma empresa: a credibilidade. O padrão é, simplesmente, a assinatura de uma empresa. É a forma como o consumidor final identifica e divulga o seu negócio.

 

5- Tarifas abusivas

A relação com os franqueados é a base do sucesso na hora de franquear a sua marca. E isso só pode ser feito se você conhece detalhadamente a situação do mercado. Na hora de estabelecer as tarifas, esse ponto é ainda mais importante. Se a sua marca está em um setor em alta, é evidente que o preço pode ser um pouco maior. Mas se for o contrário, o franqueador vai ser obrigado a pedir menos. 

 

6- Achar que a franquia dá certo sozinha

Segundo, André Friedheim, algumas franquias até aceitam franqueados apenas como investidores, ou seja, injetando recursos e deixando o negócio nas mãos de um funcionário. Mas, na maioria das redes, o famoso “barriga no balcão” é obrigatório e pode ser determinante para o futuro da empresa. “O principal erro é achar que a franquia sobrevive sem a gestão do franqueado. Estar presente é essencial para o negócio”,diz.


7- Subestimar a gestão diária

Outro perigo, levantado por Maurício Galhardo, da Praxis Education, é perder o controle dos gastos do cotidiano. “As contas administrativas são de total responsabilidade do franqueado. As pessoas acham que só por ser uma franquia já tem chance de dar certo e se esquecem de anotar os gastos pequenos”, explica.


8- Errar na escolha do ponto comercial

Com a crescente falta de espaço e preços exorbitantes de aluguéis em grandes centros, é fundamental fazer uma ampla pesquisa e buscar apoio da rede na hora de escolher o ponto comercial. “Franqueadoras novas têm mais chances de errar porque conhecem menos o mercado”, alerta Galhardo. Friedheim afirma que as empresas mais experientes costumam apoiar os franqueados de forma mais próxima. “Um franqueador profissional sabe o perfil do ponto ideal e o valor médio do aluguel e pode evitar esse problema”, conclui.


9- Fugir do padrão

Todo empreendedor que decide investir em uma franquia precisa estar disposto a controlar os ímpetos criativos e se adaptar às regras da franqueadora. Ou seja, quando o franqueado começa a fazer modificações sem autorização, pode haver um problema, explica. A essência da franquia é a padronização e ela é um fator determinante para o sucesso, explica Friedheim. “No desespero, algumas atitudes são tomadas, como vender produtos não homologados ou fazer liquidações fora da rede, o que é ruim para a unidade”, diz o especialista.

 

10- Ter um único fornecedor

Os riscos da franquia aumentam quando a rede é obrigada a comprar todos os produtos de um único fornecedor. Geralmente, a franqueadora fatura com o abastecimento da rede e, se algo der errado, todos saem perdendo. Quem comete erros de gestão ou trabalha com o caixa mais vazio do que cheio pode ter que fechar as portas. “Se ocorrer um problema com a entrega, por exemplo, a rede toda será afetada. Antes de escolher uma franquia, é preciso conferir se a empresa tem outros fornecedores”.

 

11- Não ter capital de giro

O capital para começar um negócio deste tipo pode enganar. Alguns empreendedores dão um passo maior que a perna e não tem dinheiro para fazer o negócio girar no começo. “O ideal é ter duas vezes o capital da franquia para ter segurança na operação”, sugere Friedheim. Ter boas noções de juros e movimentação financeira ajuda em momentos de aperto. “Em negócios com muita sazonalidade, o franqueado trabalha alavancando, ou seja, sempre antecipando título, e joga muito dinheiro fora”, explica Galhardo. A dica é criar um plano de pagamento de dívidas para manter a saúde da empresa.

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